segunda-feira, 29 de julho de 2013

QUAL O SENTIMENTO MAIS IMPORTANTE?

Uma pequena parábola para reflexão. Grande abraço!

Imagem: Parêntesis Studio (parentesis.com.br)


Perguntou o aprendiz ao venerando sábio:

- Mestre, qual é o sentimento mais importante para a vida do homem?

O Mestre, saindo da sua meditação, pergunta ao aprendiz:

- O que diz os seus conhecimentos?

- De tudo o que aprendi até aqui, creio que o mais importante para o homem é a Sabedoria, pois sem ela, o homem erra muito, padece dores que poderiam ser evitadas. Disse o aprendiz cheio de si.

O mestre responde:

- Sabedoria não se adquire confinado nos estudos, é preciso viver a vida em sua totalidade para adquirir tamanho conhecimento. O sábio sabe que nada sabe, por isso, Sabedoria não pode ser mais importante na vida de um homem, pois ela é decorrência do seu tempo de vida, das suas experiências.

- E o que dizes do amor?
Pergunta o Mestre ao jovem aprendiz.

- O amor é como uma faca afiada, de um lado é útil para cortar os alimentos, para o artesão trabalhar o couro e até a madeira, mas por outro, quando se enche de orgulho, pode ferir e até matar.Quantos não andam por ai sofrendo por causa do amor...

- Engano seu, alma querida! O amor é o maior sentimento que carregamos em nossa pequena bagagem da eternidade. Acontece que o amor, como fruto da evolução de cada um de nós, precisa passar pelo crescimento espiritual de cada um. Assim, os que estão engatinhando na espiritualidade, amam a si mesmos, e querem possuir o que acreditam amar. Depois, aprendem a compartilhar e já conseguem amar algumas pessoas, sem querer a posse da alma.

Mas, somente os que andaram por muitos caminhos, que já foram visitados pela dor da perda, do remorso, da angústia do querer e não ter, ou do perder um ente muito querido, despertam para o amor sublime, que é aquele que tudo espera, tudo confia, tudo entrega, tudo perdoa, tudo é amor.

Essa forma de amar será a salvação do mundo, e um dia, todos, sem exceção, aprenderão amar assim.
Mas, por enquanto, ainda não é o sentimento mais importante na vida dos homens.

- Não!
O aprendiz espantado quer saber então qual seria esse sentimento mais importante que o amor para a vida dos homens.

- O sentimento mais importante é a ALEGRIA, irmã do CONTENTAMENTO, é aquela que independe de dinheiro, posição social, cor ou raça, credo ou conhecimento. Toda a SABEDORIA e até a SAÚDE plena, passa pela ALEGRIA. Aquele que encontra a ALEGRIA e deixa-se levar por ela, passa por dificuldades com mais serenidade, enfrenta os revezes com CERTEZA de vitória, é a base da Fé, o caminho seguro que leva a ELEVAÇÃO.

A "SOMBRA" não suporta os ALEGRES, o "MAL" teme esse sentimento, assim como desconhece o AMOR, a ALEGRIA é antídoto contra às perseguições espirituais. E o mais importante: a alegria está disponível para qualquer pessoa, basta que ela ILUMINE seus olhos e em tudo veja o lado "melhor", porque toda situação tem dois lados, sempre, e cabe ao ser humano descobrir nas rosas a preciosidade do perfume, o viço da cor, a beleza do seu porte majestoso, e deixar de lado os espinhos que são a sua proteção.


sexta-feira, 26 de julho de 2013

REDUZA A ANSIEDADE COM EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARES

Crédito da imagem: Elizabeth Gould, da Universidade de Princeton
Pesquisadores da Universidade de Princeton (EUA) encontraram mais um benefício no hábito de exercitar-se regularmente - e este está no seu cérebro. 

Em um estudo publicado recentemente no Journal of Neuroscience, neurocientistas da Universidade de Princeton expuseram ratos a um estresse regular, colocando-os em água fria. Após o estresse, os ratos que tiveram à disposição (e usaram) uma roda de exercício para atividade regular mostraram um aumento repentino dos neurônios (células marrons na imagem) que desligam a atividade no hipocampo ventral, que regula a ansiedade.

Exercícios já eram reconhecidos como responsáveis por aumentar a neurogênese no hipocampo, e esses neurônios mais jovens são geralmente mais excitáveis (e, portanto, deveriam criar mais ansiedade) do que suas contrapartes mais velhas (células azuis). Estes resultados ajudam a comprovar como exercitar-se pode, ao mesmo tempo, criar novos neurônios e ainda assim diminuir a ansiedade - criando novas células, mas fazendo-as muito menos excitáveis.

Leia mais: http://bit.ly/12HTTlP


Artigo: Physical Exercise Prevents Stress-Induced Activation of Granule Neurons and Enhances Local Inhibitory Mechanisms in the Dentate Gyrus. Journal of Neuroscience, 2013. doi: 10.1523/JNEUROSCI.5352-12.2013


quarta-feira, 17 de julho de 2013

O QUE VOCÊ TEM VISTO?


Nós geralmente vemos o que esperamos ver e geralmente não vemos o que não esperamos ver. Tudo depende de qual o nosso foco. Simples assim. 

Olhe novamente para a foto do post. O que ela lembra? Sua carteira ou a carteira dos outros? Você pode me dizer qual o valor da moeda que aparece no canto de baixo?

Certamente sim, afinal acabamos de programar seu foco para esta tarefa, mas e se alguém estivesse lhe programando? Te tirando o foco para te distrair para não ver o que realmente importa?

Duvida? Acha muito vago? Que tal um exemplo real? Notou algo de diferente na imagem deste post? Talvez agora tenha notado, ou se ainda não notou, tente reparar no canto superior esquerdo.
Nada ainda?

Algo errado com a cor da nota de R$10? Sim, ela está azulada e você não havia notado... Logo com algo que você está tão acostumado a lidar no dia a dia, como você pode ter deixado isso passar?

A resposta é: Eu trapaceei! Não, eu não troquei a imagem, seria divertido, mas não foi isso, apenas te induzi a olhar para a imagem com outro foco.

Isso acontece todos os dias em nossas vidas, basta alguma distração, algum pedido, algum problema, para que olhemos para o que menos importa e o tempo vai passando até que nos damos conta do que poderíamos ter feito.

Alinhe seu foco! Programe-se para o que realmente importa! Conte para si mesmo o que é importante para você, pois quando para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve.

Grande abraço!