sexta-feira, 28 de junho de 2013

AMIGAS DO DESTINO

Tem vivido muitas EMOÇÕES NEGATIVAS? Antes de afirmar com tanta convicção, lembre-se que suas emoções são apenas resultados de suas atitudes. Encare TODAS suas emoções com curiosidade, contemple e interprete-as como AMIGAS DO DESTINO que surgem para te lembrar que precisa agir para MUDAR.


Uma das amigas do destino mais comuns é a ANSIEDADE. Ela aparece para lhe avisar que você tem lidado com coisas demais ao mesmo tempo, sem resultados concretos, e precisa reavaliar o que é mais importante para você.

O desafio é simples, o primeiro passo é RECONHECER que sua amiga apareceu para lhe ajudar a ver a realidade, encare-a, não esconda, assuma que ela foi necessária para lhe mostrar algo, mas que agora já não é mais. O segundo passo é decidir entre todas as coisas a mais importante para focar AGORA.

Faça uma lista com tudo que precisa lidar, assim já começará a resgatar o controle sobre o que está se passando em sua mente. Tendo a lista pronta, escolha um item e aja até terminar, quanto mais desafiador, maior será a recompensa ao concluí-lo. Se o item não lhe permitir finalizá-lo sozinho, aja até garantir que fez tudo que estava ao seu alcance, assim você poderá ficar com a consciência tranquila em relação a ele até que possa retomá-lo.

Nossa autoestima está intimamente ligada à nossa capacidade de reconhecer que podemos lidar com nossos desafios, que podemos de alguma forma estar no controle das situações à nossa volta. Ao manter seu foco no que realmente importa, mesmo que tenha vários assuntos a lidar diariamente, você será capaz de manter-se no controle apesar de qualquer ambiente caótico ao seu redor.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

COMO ESTÁ SUA AUTO-IMAGEM?

Vejo pessoas repetindo constantemente frases como:

- "Eu sou um/a idiota mesmo".
- "Como eu sou burro/a".
- "Eu sou um/a palhaço/a, todo mundo me faz de bobo/a".

O desafio para estas pessoas está em trocar estas frases por
algo que realmente as identifique positivamente. Afinal, todos temos comportamentos idiotas, todos somos feitos de palhaços em algum momento, mas generalizar e assumir isto como uma identidade é algo muito perigoso para nossa auto-estima.

"A auto-imagem é a essência da personalidade e do comportamento humano. Mude a auto-imagem, e ambos serão transformados", já afirmava Maxwell Maltz.

A repetição é uma das formas de comunicação subconsciente mais poderosas, portanto não é de se espantar que estas pessoas tenham estes conceitos tão aflorados surgindo espontaneamente.

Como qualquer mudança, exige disciplina e dedicação. Pode soar mecânico no começo, mas a Neurociência comprovou que com o tempo passa a ser natural. Então da próxima vez que se pegar tendo um comportamento reprovável, pense no que vai dizer a si mesmo, que tal lembrar de algo como:

Eu sou muito inteligente para estar me comportando assim.
Eu sei que posso fazer mais que isso.
Eu reconheço minha capacidade.

Espalhe para seus amigos e familiares, peça que eles lhe avisem quando virem você repetir algo depreciativo. Nada melhor que alguém de fora para nos avisar para tomarmos consciência de nossos gatilhos de maus comportamentos.

Grande abraço!

terça-feira, 18 de junho de 2013

ESSA JUVENTUDE NÃO QUER TRABALHAR

Primeiro sentindo na pele, depois como professor durante muitos anos e mais recentemente como palestrante, felizmente me mantive em contato com toda a dinâmica do pensamento jovem, principalmente na idade de transição para a fase adulta. Este tempo de constantes transformações, que determina em grande parte o rumo quase imutável de nossas vidas, também é tempo de construções. Portanto, nada mais justo do que vermos os jovens tentando construir bases para erguer suas estruturas em cima daquilo que acreditam.

Todos conhecemos o peso que carregamos nas costas durante a adolescência. Você ainda lembra quantos kilos tem a frase "jovens, o futuro depende de vocês". Por muitos anos ouvimos estas e outras afirmações dos mais velhos que por sua vez ouviram de seus pais, professores e outros influenciadores mais otimistas que sempre acreditaram no Brasil como sendo o país do futuro. Para estas pessoas, em algum lugar errático do tempo que haveria por vir estaria um
país com governantes dignos de admiração, serviços públicos exemplares e onde a palavra corrupção só teria lugar nos livros de história.

Por outro lado, também ouvimos muitos pessimistas de várias vertentes, os quais podemos resumir com outra frase feita muito comum "esse país não tem jeito, assim que puder vou-me embora daqui". Curiosamente estas pessoas justamente eram as mais prejudicadas pela dinâmica torta do sistema e ainda assim nunca teriam coragem para tomar qualquer atitude que realmente pudesse melhorar sua situação. Quantas destas pessoas poderiam realmente deixar o país se gastavam todo seu precioso tempo cegos por jornadas intermináveis de trabalho perpetuando sua alienação com pouco panis e muito circencis.



Esta dualidade permaneceu por muito tempo, diria tempo demais, mas tempo suficiente para que a massa de sub-julgados se tornasse crítica, graças ao poder da internet. Afinal, se o Estado não cumpre seu papel de educar com qualidade, muitos partiram para o que chamo de educação de guerrilha, espalhando a verdade pelos labirintos da grande rede. Hoje o conhecimento está disponível para todos e felizmente não pode simplesmente ter seu acesso cortado como alguns temiam, pois o outro lado hoje também precisa da internet para manter seus negócios.

Assim, hoje assisto e participo com orgulho das manifestações com um sorriso bobo ao lembrar das muitas vezes que ouvi de meus colegas empresários furiosos ao justificar a demissão de mais um funcionário jovem com o bordão "essa juventude não quer trabalhar". É realmente "um abuso", um jovem não querer passar 20 anos em um sistema de educação obsoleto, para finalmente poder ter o direito de, para começar, passar 44 horas de sua semana dentro de um espaço fechado em um trabalho nada inspirador, sabendo que se fizer tudo certo "conquistará o direito" a um belo cargo de chefia para lhe garantir uma jornada ainda maior, sem ganhar hora extra, afinal agora tem que ter "responsabilidade". Só que não.

A diferença entre essa geração de jovens e a sua é que esta está vendo o iceberg antes de embarcar no seu Titanic, que mesmo sendo o maior símbolo do avanço da humanidade, afundou com o peso de sua prepotência. Caros amigos, talvez agora vocês entendam o que se passa nesse país, não são só 20 centavos, a questão é muito mais abaixo da roleta, está enraizada nas vigas que sustentam essa sociedade de consumo desenfreado, valores invertidos e aparências sem conteúdo, que mantém todos cada dia mais ocupados a ponto de jamais pararem para avaliar o que realmente estão fazendo e quem na verdade são.


quinta-feira, 13 de junho de 2013

10 PERGUNTAS PARA CRIAR MAIS VALOR EM SUA VIDA

Se você empreendeu na aventura de iniciar algum processo de mudança, com certeza encontrou motivações suficientes para ter uma meta em vista e passou a agir para conseguí-la. Infelizmente, poucas pessoas conseguem manter esta motivação por tempo suficiente para atingir seus objetivos iniciais. Isso acontece porque é nessa hora que um Coach pode fazer toda diferença.

Qualquer atleta profissional, não por acaso, mesmo de alta performance, mesmo sabendo tudo que tem que fazer, jamais dispensaria a assistência de um Coach (técnico). Seja qual for seu objetivo, você precisa ter determinação suficientes para manter o foco extremamente preciso durante um tempo razoavelmente maior do que você está acostumado. Qualquer desvio ou acomodação pode acabar comprometendo todo o processo, gerando apenas mais ansiedade e insatisfação. O Coach será aquele que vai te jogar de volta nos trilhos quando o trem estiver prestes a descarrilhar.

Ainda assim, muitas pessoas dizem não ver necessidade de contratar um Coach, em grande parte pelo dinheiro. Agora eu te convido a se perguntar:

1. Qual o valor de realizar um sonho?

Pense em algo que gostaria de ver realizado e vivencie o momento, perceba tudo que estaria acontecendo ao seu redor quando este sonho se realizasse. Isso irá te fazer lembrar de muitas coisas que não costuma pensar quando deixa seus sonhos de lado.


2. Qual o valor de conquistar uma promoção única em seu trabalho?

Você passa grande parte de sua vida trabalhando, muitas vezes fazendo coisas que não estariam em sua lista de prioridades se o dinheiro não fosse importante em sua vida. Imagine como seria você ser reconhecido por isso com uma promoção, ganhando mais dinheiro, tendo mais poder para transformar sua vida.


3. Qual o valor de ter mais tempo para aproveitar a vida, com seus filhos, família, amigos, pessoas que ama?

O Domingo nem terminou e você já se lamenta pela segunda-feira e não vê a hora de que chegue sexta ou algum feriado. Seu tempo parece desaparecer entre seus compromissos, cada vez mais escasso. Sempre adiando o prazer de estar em boas companhias. Imagine você tendo tempo para todas suas prioridades.

4. Qual o valor de estar em forma com saúde?

Comer sem culpa e comer alimentos saudáveis por vontade própria pode parecer utopia, mas é algo que se pode alcançar. Imagine você fazendo isso e servindo de exemplo aos outros que também querer fazer o mesmo. Você abrindo o armário e cabendo naquela calça linda que não podia usar mais. Você tirando a camisa em qualquer lugar sem ter vergonha de mostrar uma barriguinha.


5. Qual o valor de ter mais energia, mais disposição, mais vitalidade todos os dias?

Poder ter energia para realizar todos seus objetivos com muita motivação, sorrisos e bem estar duradouro é algo maravilhoso. Ser uma pessoa altamente positiva, participar de atividades físicas simplesmente por prazer. Vitalidade para brincar com as crianças a qualquer hora em qualquer lugar.


6. Qual o valor de ser reconhecido como um vencedor uma pessoa pelas pessoas que você ama?

Alcançar objetivos se tornando uma rotina, sendo alguém amplamente reconhecido. Poder oferecer todo seu conhecimento, suas estratégias, seu conhecimento para tornar o mundo um lugar melhor para todos que você ama, com muita abundância e riqueza em todos os aspectos.


7. Qual o valor de acordar todos os dias com prazer e gratidão à vida?

Acordar para cada dia com um sorriso, sem reclamar de nada, reconhecendo tudo que há de bom é algo simplesmente de outro mundo para algumas pessoas, mas não para você. Você pode! Pense como seria viver grato por cada oportunidade de crescimento e aprendizado que a vida te oferece todos os dias.


8. Qual o valor de acreditar que pode fazer a diferença na vida de qualquer pessoa?

Fazer a diferença na vida de outro ser humano é algo que não tem preço. É único o sentimento de saber que pode acrescentar muito à vida de outras pessoas, que tem algo para ensinar, que pode ajudar a minimizar as desigualdades e trazer riqueza a qualquer lugar que necessite.


9. Qual o valor de perceber que o mundo é um lugar maravilhoso?

Pense como seria bom viver em um mundo perfeito, generoso a todos que nele vivem. Poder reconhecer a grandeza do universo em cada parte da natureza, desde o menor grão de areia até a maior galáxia. Talvez seja um pouco além do que quer, mas sonhar grande é parte do processo.


10. Qual o valor de viver ao invés de sobreviver?

Você estando no controle da sua vida, fazendo o que for, sempre com um sentido maior e objetivos únicos. Ser capaz de ver o belo e o novo a cada momento, muito longe de fazer apenas o que acha que "tem" que fazer, mas sim fazendo o que faz por fazer parte de um plano maior onde você é o líder.


Reconheça o valor de tudo isso, reavalie suas prioridades e permita que um Coach lhe mostre quanto valor pode ser criado em suas sessões. Tudo começa com a intenção, mas só terá a continuidade necessária com confiança.

Permita-se ser cada dia melhor.

Um grande abraço!




sexta-feira, 7 de junho de 2013

FIM DE SEMANA NEURÓBICO

Hoje é sexta-feira! O dia mais feliz para a grande maioria, pois é o dia de acabar com a rotina e esquecer da vida.  Aproveite o fim de semana para inovar, mas inove de verdade. Inovar não é tomar um porre maior que o último, fazer um churrasco com uma carne diferente ou assistir uma nova série de TV. Isso é só mais do mesmo.

Que tal, ao invés disso reunir os amigos para conhecer um lugar novo? Talvez aceitar o desafio de fazer um almoço sem carnes ou inspirado em algum país específico, se ficar sem gosto, tudo bem vale a diversão e a oportunidade de presentear os sentidos com novos sabores, cheiros e texturas.

Quem sabe então, ao invés de ficar na frente da TV, curtir algo ao vivo, sem precisar de óculos 3D? Assistir a uma corrida de carros, a uma partida de futebol ou àquele show que está acontecendo na cidade, também vale ir ao parque, mas quem sabe passando por um trajeto diferente.

Videogame não vale, mas quem sabe correr de kart? Vale jogar paintball, taco, futebol, fazer escalada e tudo o que sua criatividade permitir. Ainda se estiver sem dinheiro, apenas o fato de sair dos ambientes aos quais está familiarizado já permite que você tenha novos pensamentos e boas ideias.

Segundo a Neuróbica, nome dado às atividades que melhoram o funcionamento da mente, nosso cérebro também precisa se exercitar, então se você tem se comportado de maneira sedentária, não seria algo espantoso se tivesse lapsos de memória mesmo antes dos 30.

Ainda assim prefere só descansar? Tudo bem, entendo que o estresse deve ter sido grande esta semana. Agora, se tem se repetido muitas vezes é melhor reavaliar algumas questões que estão te levando a este ponto.

NON SOLUS CARPE DIEM: CARPE OMNI.  (provérbio latino)
Não aproveite somente o dia: aproveite tudo!

Tenha um fim de semana NEUROVILHOSO!

Grande Abraço!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

10 MANEIRAS DE APROVEITAR AO MÁXIMO SUAS SESSÕES DE COACHING



Coaching é uma relação profissional contínua que ajuda as pessoas a produzir resultados extraordinários em suas vidas, carreiras ou negócios.
A maneira que você encara suas sessões de Coaching influencia diretamente nos resultados que poderá obter. Aqui estão algumas dicas que irão ajudá-lo a obter o máximo de suas sessões de Coaching:



1. Escolha sabiamente

Opte pelo Coaching e o escolha seu Coach sabiamente. Coaching não é aconselhamento ou terapia, e é importante ser claro sobre as distinções. Há muitas fontes na internet para ajudá-lo a saber mais sobre Coaching. Um bom Coach também poderá sugerir um encaminhamento para um profissional mais adequado, se as suas necessidades estão além de seu alcance.

Recomendações de amigos e colegas são uma boa forma de encontrar um bom Coach. Não tenha medo de pedir para que dêem detalhes. Informe-se sobre o que é um Coach e como o Coaching funciona. Muitos Coaches oferecem consultas grátis e recomendo que faça uma consulta gratuita para que tenha todas as perguntas respondidas e garantir que podem trabalhar em conjunto antes de um compromisso maior.


2. Seja claro

Se puder, faça uma lista das áreas que você deseja trabalhar antes de começar as suas sessões de Coaching. Se você não tem certeza sobre o que você quer trabalhar, fale para seu Coach para que em conjunto consigam estas definições ao iniciar o processo. Quanto mais claro você conseguir ser, mais fácil será para alcançar seus objetivos.


3. Esteja pronto

Coaching requer compromisso. Esteja preparado para trabalhar duro e ser desafiado. Coaching é sobre como fazer mudanças e alcançar resultados diferentes do que você está conseguindo agora. Portanto, você precisará de acompanhamento durante um tempo e estar preparado para tentar coisas novas. O trabalho do seu Coach é ajudar você a ir além do que você costuma fazer e alcançar. O objetivo do Coaching é esclarecer e buscar formas de melhorar nas áreas de sua vida que você está trabalhando.

"Insanidade: fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes."
                                                                                         - Albert Einstein


4. Esteja preparado

Esteja preparado para cada sessão. Você vai trabalhar com o seu Coach durante cada sessão para criar ações a serem completadas até a próxima sessão. Essas ações irão ajudá-lo a se mover em direção ao seu objetivo. Certifique-se de fazer o que promete para estar sempre preparado para novas mudanças a cada sessão. Completar certas ações às vezes pode ser um desafio, mas o verdadeiro trabalho acontece entre as sessões: em sua própria vida.


5. Seja pontual

Trate suas sessões de Coaching e seu Coach com respeito e seja pontual. Se você costuma se atrasar para compromissos e tem feito o mesmo em suas sessões de Coaching, esta deve então ser uma área que precisa trabalhar no Coaching.


6. Esteja aberto a mudanças

Saiba que ao comprometer-se com o processo de Coaching, você está dizendo a si mesmo que é hora de mudar a sua vida, avançando com confiança e compromisso absoluto. Esteja preparado para a mudança. O Coaching vai ter impactos positivos em muitas áreas de sua vida, não apenas na área que você está trabalhando. Esteja aberto e disposto a mudar. Não contrate um Coach porque alguém lhe disse que você deve ou porque está na moda, faça-o porque você está pronto para mudar e assumir total responsabilidade para se envolver no processo.


7. Seja "Coachable"

Ser "coachable", em outras palavras - ser flexível, é fundamental para o relacionamento de Coaching. Ser coachable não significa que você não pode expressar sua opinião ou que você deve seguir cegamente o que o seu treinador diz. No entanto, significa que você estará aberto e disposto a ser estimulado e confiará nas recomendações e idéias de seu treinador. Por isso é tão importante investir algum tempo escolhendo um Coach. Você precisa se sentir confortável com ele e confiar em seu julgamento antes de entrar realmente no processo de coaching. Se um Coach identificar que você não está totalmente comprometido com seus objetivos e ações acordados, ele irá conversar sobre isso com você, assim vocês poderão determinar juntos o melhor curso para as próximas ações.


8. Seja Responsável

Seja responsável por suas próprias ações e inicie o processo de coaching com base nisso. Isto também significa comentar com seu treinador - sem adiar - qualquer descontentamento em relação ao processo de coaching. Não restrinja o poder de seu treinador. O Coaching é uma parceria e você precisa ser responsável por suas próprias ações.


9. Estar comprometido

O processo de coaching requer compromisso absoluto. Para conseguir qualquer resultado extraordinário na vida, você precisa estar disposto a se envolver, trabalhar duro e mover os obstáculos do passado e seus próprios medos. Certifique-se de que você está pronto para assumir este compromisso quando você iniciar suas sessões de Coaching. Ser claro sobre o seu compromisso irá ajudá-lo a superar os desafios que enfrentará ao longo do caminho.


10. Divirta-se

Por fim, divirta-se com o processo de coaching. Coaching é uma forma incrivelmente poderosa e gratificante para fazer mudanças em sua vida e/ou negócios. Lembre-se de aproveitar o passeio!


Traduzido e adaptado de Workawesome por Jen Smith.