quinta-feira, 29 de agosto de 2013

TRABALHAR COM MÚSICA? SIM! MAS QUAL?

Foco, determinação e concentração são indispensáveis para um resultado eficaz! Músicas são uma excelente meio para aumentar suas habilidade de concentração, escolher a música que cai bem com o que você faz pode transformar sua vida profissional.



Diversos estudos comprovam os ganhos na produtividade em todas as áreas. Um dos estudos mais recentes, juntou 56 desenvolvedores (41 homens e 15 mulheres) de quatro empresas diferentes e durante cinco semanas eles ouviram música enquanto trabalhavam.

Os resultados indicaram que o positivismo e a satisfação eram menores sem música e que a produtividade aumentava quando os profissionais escutavam música. Além disso, a curva de aprendizagem também era maior com a presença da música.

Em contrapartida, há estudos em andamento que afirmam que não deve ser qualquer música, muito menos aquela sua preferida que te faz "viajar no tempo e espaço". Eu vejo motivos óbvios, afinal se queremos foco, não ajudaria mesmo, podemos deixar esta então para momentos de lazer ou quando precisar "dar um tempo".

O que ouvir então? Músicas intensas, rítmicas, sem vocais são ótimas, estudos apontam música clássica como um ótimo estimulante, mas eu considero uma escolha difícil para quem não conhece. Então minha recomendação é ouvir seleções de músicas instrumentais que se enquadrem no seu ritmo.

Pessoalmente, prefiro músicas rápidas quando preciso manter o foco. Música de academia para mim é perfeito. Muitas vezes emendo o treino em casa com muito trabalho logo depois. Recomendo esta playlist:


Essa receita funciona muito bem para mim, mas o que os estudos ainda não descobriram foram os motivos que levam a este aumento na produtividade. Alguns apontam estímulos em áreas específicas, outros sugerem que o ritmo ajude na melhoria de nossa atenção seletiva.

Portanto, escute, teste e descubra a música que é melhor para você e depois é só aproveitar e ir em busca dos seus objetivos com todo gás!

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem, escreve aqui o que se passa aí na sua cabeça agora...