quarta-feira, 19 de junho de 2013

COMO ESTÁ SUA AUTO-IMAGEM?

Vejo pessoas repetindo constantemente frases como:

- "Eu sou um/a idiota mesmo".
- "Como eu sou burro/a".
- "Eu sou um/a palhaço/a, todo mundo me faz de bobo/a".

O desafio para estas pessoas está em trocar estas frases por
algo que realmente as identifique positivamente. Afinal, todos temos comportamentos idiotas, todos somos feitos de palhaços em algum momento, mas generalizar e assumir isto como uma identidade é algo muito perigoso para nossa auto-estima.

"A auto-imagem é a essência da personalidade e do comportamento humano. Mude a auto-imagem, e ambos serão transformados", já afirmava Maxwell Maltz.

A repetição é uma das formas de comunicação subconsciente mais poderosas, portanto não é de se espantar que estas pessoas tenham estes conceitos tão aflorados surgindo espontaneamente.

Como qualquer mudança, exige disciplina e dedicação. Pode soar mecânico no começo, mas a Neurociência comprovou que com o tempo passa a ser natural. Então da próxima vez que se pegar tendo um comportamento reprovável, pense no que vai dizer a si mesmo, que tal lembrar de algo como:

Eu sou muito inteligente para estar me comportando assim.
Eu sei que posso fazer mais que isso.
Eu reconheço minha capacidade.

Espalhe para seus amigos e familiares, peça que eles lhe avisem quando virem você repetir algo depreciativo. Nada melhor que alguém de fora para nos avisar para tomarmos consciência de nossos gatilhos de maus comportamentos.

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem, escreve aqui o que se passa aí na sua cabeça agora...