terça-feira, 28 de maio de 2013

5 PRECONCEITOS DESMISTIFICADOS EM RELAÇÃO AO COACHING

Com a grande expansão do número de profissionais e cursos de formação para Coaches vemos a popularização do termo, seja nos veículos de comunicação de massa, livros ou até mesmo em conversas com amigos. Hoje é difícil encontrar, ao menos nos grandes centros, alguém que nunca tenha ouvido falar sobre Coaching. Entretanto, isto ainda está longe de significar um verdadeiro esclarecimento do que é o processo de Coaching e de quem é o profissional Coach. Quero aproveitar este artigo para então esclarecer 5 dos preconceitos mais comuns que as pessoas, por desinformação, mantem em relação ao Coaching.


1. Coaching é algo somente para empresas - É bem verdade que o processo de Coaching veio a
amadurecer e se popularizar pelos resultados obtidos dentro de grandes empresas, principalmente no segmento de vendas e cargos executivos. Entretanto com a incorporação do conceito de "liderança coach", muitas empresas já possuem programas de treinamento internos específicos, ainda que com a ajuda de empresas terceirizadas, para que os próprios profissionais em cargos de liderança façam o uso das principais ferramentas de um Coach, o que permitiu um crescimento exponencial no número de cursos de formação disponíveis no mercado. Enquanto isso, muitas vezes por influência de alguém que já passou pelo processo de Coaching, cada vez mais pessoas passam a procurar um Coach para atendimento individual, ou em grupo, independente de suas empresas, por reconhecerem os benefícios em todas as áreas de suas vidas.


2. O processo de Coaching só vai me ajudar em um determinado objetivo - Apesar de ter um foco específico, o processo de Coaching tem uma abrangência ampla na vida do indivíduo (Coachee). Frequentemente os insights obtidos através de questionamentos para superar uma determinada dificuldade são aproveitados em outras inúmeras situações. Portanto ao melhorar alguma determinada área de sua vida pessoal ou buscar um objetivo profissional o cliente estará pronto para superar grandes desafios e superar obstáculos em tudo o que faz. Segundo o ICF Global Coaching Study 2012, em estudo independente conduzido pela PwC, 87% dos mais de 12.000 Coaches entrevistados (em um universo global estimado em 47.000), de mais de 117 países, usam ao menos um modelo teórico em suas práticas. Além disso, o trabalho do Coach tem sido enriquecido com modernas ferramentas de desenvolvimento pessoal baseadas na mais recentes pesquisas da Neurociência e Psicologia Positiva, possibilitando resultados expressivos também em modalidades holísticas de Coaching como Life (vida) e Health (saúde) Coaching.



3. Coaching é só uma moda passageira - O termo Coaching está na moda, porém muito além disso estão os resultados apresentados. Segundo a Cogent Research (Reino Unido), o investimento em Coaching tem propiciado um ROI (Retorno Sobre Investimento) na ordem de 7,5 para 1, isto significa que a cada US$1 investido em Coaching, o retorno para a empresa é de US$7,5. Estudos do BCI (Behavioral Coaching Institute), apontam que o crescimento do lucro final das empresas onde executivos tem Coaches é da ordem de 22% em relação à empresas semelhantes, porém sem Coaches. Com um número nesta ordem tão expressiva, os investimentos neste mercado tem crescido exponencialmente e já movimentam anualmente mais de US$ 2 bilhões por ano. Além disso, o Coaching não é só para pessoas jovens, aproximadamente 1 em cada 3 clientes dos Coaches pesquisados, segundo a ICF, tem idades acima de 45 anos. Dizer que o Coaching é passageiro é como os críticos de Henry Ford diziam: "o carro é uma moda passageira, as carroças vieram para ficar".



4. Apenas Coaches associados ou certificados produzem bons resultados - Conforme dados da ICF, 98% dos Coaches receberam algum tipo de treinamento sobre Coaching, porém apenas 51% possuíam credenciais de uma associação profissional de Coaching. Isso significa que quase a metade dos Coaches atua sem efetivamente procurar uma certificação ou afiliação, ainda que 76% dos clientes considerem este um item importante. Podemos considerar este dado alarmante quando comparado à profissões tradicionais como Médicos, Advogados e Engenheiros, porém para entendermos o que acontece devemos lembrar que o Coaching não é uma profissão regulamentada, portanto, apesar de muitas instituições e sociedades do brasileiras do setor se auto proclamarem referências e venderem serviços com tal prerrogativa, nenhuma delas tem autoridade legal para atuar como órgão fiscalizador. O Brasil ainda não possui conselhos ou instituições específicas com a finalidade de fiscalizar a qualidade dos serviços oferecidos. Sendo assim, o melhor parâmetro continua sendo buscar boas referências. Muitos Coaches disponibilizam materiais gratuitos como entrevistas, artigos, além de eventos públicos como palestras e cursos, propiciando uma ótima oportunidade para avaliar a capacidade do Coach em gerar resultados.



5. Coaching é caro e para poucos - o processo de Coaching, em geral, é oferecido em pacotes de
sessões que podem variar de acordo com diversos parâmetros como: número de sessões, número de participantes, tempo de duração, experiência do profissional Coach, local de atendimento - lembrando que muitos Coaches já oferecem atendimento pela internet ou telefone, estes já são mais da metade dos atendimentos na América do Norte. Por exemplo, Anthony Robbins cobra mais de 1 milhão por dia para atender celebridades e grandes executivos, isso após passar meses em uma lista de espera para ter a oportunidade (e o status) de se encontrar com um dos pioneiros do processo que hoje chamamos de Coach, afinal o custo do tempo dele, após mais de 30 anos de experiência, é muito diferente de alguém que está começando. Porém, a boa notícia é que muitas das ferramentas utilizadas pelos Coaches ao redor do mundo são comuns a todos e todas elas podem ajudá-lo a superar a dificuldade que você tem hoje ou o objetivo que quer alcançar. Assim, o processo de Coaching tem estado cada vez mais acessível a todas as pessoas, o importante é buscar um pacote de serviços que lhe atenda da melhor forma, oferecendo um custo-benefício adequado à sua realidade, afinal é um investimento em você mesmo.



O melhor em tudo isso é que o processo de Coaching veio para ficar e tem se popularizado cada vez mais, permitindo que pessoas de todas as classes tenham acesso a poderosas ferramentas de desenvolvimento pessoal para que tenham um impacto altamente positivo em suas vidas e, consequentemente, atuando como multiplicadores de boas práticas em suas empresas, comunidades e famílias. Atualmente, segundo a ICF, 3 em cada 4 Coaches está em países desenvolvidos, enquanto estes respondem por apenas 11% da população mundial, portanto popularizar o Coaching em países pobres ou em desenvolvimento, permitindo o desenvolvimento de seu potencial humano, é um desafio para todos nós.

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